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Gestão de trabalhadores na pecuária leiteira: quais pontos priorizar?


A busca pela máxima produtividade representa uma das prioridades de qualquer atividade rural, seja na pecuária, seja na agricultura. No entanto, é comum gestores acharem que quando o negócio não está indo tão bem, a “culpa” pode ser das pessoas que trabalham nele.


Na pecuária leiteira, esse é um problema comum. Muitos produtores acham que o problema está nas pessoas, mas a questão a ser avaliada precisa ir além: Como está a gestão de trabalhadores dentro da propriedade?


A gestão de trabalhadores representa uma estratégia que visa atrair e manter os bons profissionais na propriedade. Inclui ainda a seleção e constante treinamento de colaboradores visando o desenvolvimento do capital humano em diversas vertentes.


Diante disso, convidamos você a entender quais pontos relacionados à gestão de trabalhadores e capacitação de colaboradores precisam receber atenção especial na pecuária leiteira.



Bom relacionamento: ponto de partida para uma boa gestão de trabalhadores


Produzir mais leite, ocupando menos área e com a máxima garantia de qualidade. Esses são os objetivos de todo gestor. Mas, para isso, ele precisa ter os melhores colaboradores ao seu lado.


Uma boa gestão de trabalhadores depende do bom relacionamento entre o empregador e o empregado. Obrigações do empregador e deveres do trabalhador devem ser mútuos nesta relação.


Cabe ao proprietário orientar e capacitar a equipe de trabalho, permitindo um desempenho mais adequado das atividades. Já os trabalhadores devem conhecer os procedimentos operacionais e passar por período de capacitação para execução de atividades que exijam treinamento.


Entre as medidas que exigem tratamento, pode-se ressaltar:

· Primeiros socorros;

· Manuseio e aplicação de agrotóxicos;

· Operação do maquinário agrícola;

· Uso de equipamentos (triturador, debulhador, motosserra, ordenha mecânica, entre outros);

· Uso, operação e limpeza de ordenhadeiras mecânicas;

· Prevenção e controle do fogo em propriedades rurais.

Além do bom relacionamento entre empregador e empregados, uma boa comunicação é também essencial para uma gestão de trabalhadores mais eficiente e correta, como veremos a seguir.


Boa comunicação: fator fundamental para boa gestão de trabalhadores


Anteriormente vimos que um bom relacionamento é um ponto fundamental para uma boa gestão de trabalhadores em uma propriedade leiteira. No entanto, um bom relacionamento empregador/empregado depende de uma comunicação mais eficiente.

Nesse sentido, cabe ao proprietário adotar ações para promover a motivação diária dos trabalhadores na propriedade, de modo que eles se sintam reconhecidos e valorizados.


Essa medida é fundamental, pois, as pessoas costumam dar o melhor de si quando se sentem valorizadas, atingindo os objetivos desejados dentro da atividade.


Para uma boa comunicação com a equipe, o proprietário deve:

· Implementar um calendário de reuniões periódicas. Essa medida visa discutir melhorias nos procedimentos e ajustes nos processos da propriedade.

· Saber delegar atividades. Com essa medida, a dinâmica da propriedade rural tende a ser mais fluída, consequentemente melhores resultados serão mais facilmente alcançados.

· Aproveitar a tecnologia disponível. Alguns programas e softwares podem ajudar na melhoria da comunicação interna.


Feedback: deixe o colaborador por dentro de acertos e erros dele


Na atividade pecuária, dar feedbacks para os colaboradores é uma excelente forma de aumentar a produção da equipe. O contato constante com os colaboradores é fundamental para alinhar as expectativas, corrigir possíveis problemas, e traçar novas metas para o profissional, o que contribui para melhorias nas atividades e na produtividade.


Há basicamente três variações de feedback dentro de qualquer atividade.


Feedback positivo

A principal função desse feedback é ressaltar os pontos positivos do colaborador, a sua eficácia e bom comportamento diante dos acontecimentos. Mostrar, por exemplo, que ele trata bem os animais, sabe utilizar os equipamentos e prioriza a higiene.


Esse reconhecimento é muito importante para que ele se sinta motivado a desempenhar da melhor forma a sua atividade.


Feedback negativo

Apesar de parecer incômodo, o feedback negativo tem grande importância na atividade. Quando o profissional não está atuando de acordo com os objetivos da propriedade ou não está com o desempenho satisfatório, é essencial que ele saiba disso.


O grande objetivo desse feedback é ajudar o colaborador a crescer dentro da atividade e fazer seu trabalho de maneira mais eficaz.


Feedback construtivo

Também conhecido como feedback corretivo, esse feedback é a junção do feedback positivo e negativo, já que vem acompanhado de uma solução para resolver determinado problema. Para oferecê-lo, o gestor deve estar bastante preparado, principalmente em relação aos colaboradores que não lidam bem com críticas.


Para um feedback mais efetivo, cabe ao proprietário (ou o responsável pela propriedade) priorizar a comunicação. Ela deve ser clara, objetiva e concisa. Uma dica é colocar-se no lugar do outro, entendendo que outros problemas podem estar envolvidos no baixo desempenho, por exemplo.


Portanto, para uma boa gestão de trabalhadores, cabe ao gestor priorizar um bom relacionamento, boa comunicação e um feedback junto aos seus colaboradores.


Para saber mais como ter uma gestão de trabalhadores mais efetiva na atividade leiteira convidamos você a conferir nosso e-book exclusivo sobre o tema!



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