top of page

IBS realiza primeira rodada de manejo sanitário no projeto Leite Seridó


Entre os dias 12 e 27 de junho, foram realizados os atendimentos de manejo sanitário às propriedades atendidas pelo Instituto BioSistêmico (IBS) no projeto Leite Seridó, no Rio Grande do Norte.


Realizados com o Vaca Móvel, os atendimentos foram conduzidos pelo médico veterinário e consultor do IBS, Edson Tavares. O Vaca Móvel é uma unidade concebida pelo IBS, equipada para o monitoramento da qualidade do leite e da sanidade dos rebanhos, assim como para a realização de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF).


Além da IATF, o consultor realizou testes de qualidade do leite e deu orientações de manejo sanitário voltadas à saúde do rebanho e às boas práticas de higiene de ordenha.


De acordo com médico veterinário, a receptividade nas propriedades foi excelente nesta primeira rodada. Os produtores puderam expor os principais problemas que enfrentam e esclarecer dúvidas sobre como melhorar o manejo no dia a dia da atividade leiteira.


“Entre as recomendações que fizemos, reforçamos que é importante o produtor fazer o teste de caneco do fundo preto diariamente e da raquete (CMT) semanalmente. Isso facilita o diagnóstico de animais com mastite e contribui para organizar a linha de ordenha dos animais”, destaca o consultor do IBS.


Sobre o Projeto Leite Seridó


Concebido e executado pelo Instituto BioSistêmico, o projeto Leite Seridó conta com apoio de recursos da Fundação Zoetis e do Sebrae/RN. A iniciativa busca promover o desenvolvimento da pecuária leiteira num total de 100 propriedades, com perfil de agricultura familiar, na região do Seridó, no estado do Rio Grande do Norte, região Nordeste do Brasil.


Propõe um conjunto de atividades e recursos de assistência tecnológica, estruturados e modulados em quatro eixos temáticos voltados à melhoria do processo produtivo: boas práticas, manejo reprodutivo, manejo nutricional e manejo sanitário.


O projeto utiliza a metodologia CheckMilk, que conta com uma plataforma com sistema de gestão e aplicativo para as equipes técnicas e para os produtores. O sistema facilita a gestão do projeto e o aplicativo auxilia o produtor no dia a dia, como um suporte, uma extensão da consultoria do IBS que pode ser acessada a qualquer hora na palma da mão.

18 visualizações0 comentário
bottom of page